Durante a semana passada os alunos da turma realizaram algumas pesquisas envolvendo o panda gigante. A proposta de actividade surge no âmbito da formação nacional do ensino do português e foi desenvolvida em vários passos.
Numa primeira fase foi apresentado aos alunos o título de um texto informativo "A conservação do panda gigante". Sem informações adicionais surge o debate sobre qual seria o conteúdo do texto. A palavra conservação foi, como seria de esperar o centro das dúvidas. Depois foram muitas as hipóteses que surgiram sobre a necessidade de conservar o panda...
No momento seguinte os alunos registaram individualmente o que pensavem saber sobre este animal e o que ainda gostavam de saber. A leitura posterior do texto serviu para esclarecer algumas dúvidas mas sem dúvida que fez surgir outras. "É um animal querido? Meigo?", "Porque não o protegem?" Na tabela seguinte estão as registos dos alunos.
No sentido de clarificar algumas ideias foram realizados alguns trabalhos de pesquisa. Ficaram a saber, por exemplo, que são poucos os jardins zoológicos que têm pandas gigantes, pouco mais de meia dúzia...
Estão de seguida alguns dos desenhos realizados pelos alunos da turma. Obrigada às famílias pela colaboração.
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Gostei muito de fazer este trabalho sobre o panda gigante.
Natanaela.
gostei muito desta actividade.
aprendemos muitas coisas.
catarina e bernardo
Enviar um comentário