sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A obra: "A árvore das folhas que doem"

No decorrer desta semana, de 17 a 20 de Novembro, os alunos realizaram uma série de actividades relacionadas com esta obra.
O primeiro momento foi de leitura. Foi feita uma fotocópia de cada página com texto e as folhas foram distribuídas pelos 20 alunos. Para se fazer o reconto oral cada aluno descreveu, em poucas palavras, o que acontecia da parte sua parte de texto. Depois deste exercício de memória, os alunos realizaram individualmente uma ficha de leitura que consistia em identificar o título e o autor da obra, as personagens e deviam resumir a história em poucas linhas.



Num segundo momento, já na terça-feira, os alunos debruçaram-se apenas sobre uma das páginas. A página que continha a palavra "engalanou".



Tentaram descobrir o significado da palavra decompondo-a e usando o diário do descobridor de palavras. Depois de descobrir a raiz da palavra tudo se tornou mais fácil.



Foi feito ainda um trabalho de exploração do prefixo da palavra. Preencheram o mapa com palavras que respeitassem a regra en+palavra



... e depois para sistematizar foram descobrir o significado de algumas palavras que têm o mesmo prefixo.



O terceiro momento de exploração aconteceu na quarta e quinta-feira. Fizeram o resumo da história. Os alunos juntaram-se aos pares respeitando os números da páginas do livro. Depois recontaram resumidamente o que se passava nesse bocadinho de história e ilustraram. Copiaram o seu resumo para o computador, em slides do Power Point previamente preparados e o resultado foi este.

Reconto Arvore Folhas Doem
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: árvore veloso)


O quarto momento foi na 5ª-feira. As personagens do livro: Gonçalo, o cavalo; Tuxa, a lagartixa e o menino Justino, entre outros influenciaram a construção de um poema em que os seus nomes próprios rimavam com outra palavras. A fotografia deste trabalho está já a seguir.

1 comentário:

Blog da turma do 3º ano da EB1 n.º2 de Loulé disse...

Gosto muito das rimas que nós fizemos, gostei da minha rima. Gostei muito de participar.
Diogo Manuel